Margem de contribuição: a importância na hora de encontrar o Ponto de Equilíbrio

Hoje vamos falar de um importante indicador para qualquer negócio: A Margem de Contribuição!

Você vai finalmente entender esse conceito e aprender a utilizá-lo na sua empresa!

DIFERENÇA ENTRE CUSTOSxDESPESAS

Antes de entendermos a Margem de Contribuição, primeiramente precisamos entender o que são custos e despesas:

Qualquer negócio possui custos e despesas, os custos são aqueles diretamente ligados à produção do produto ou serviço ofertados, já as despesas são as outras coisas que precisam ser pagas para manter a empresa funcionando, mas que não estão diretamente ligadas ao produto.

Vejamos um exemplo prático:

Uma Pizzaria possui custos, como muçarela, massa, molho de tomate, calabresa e outros diversos ingredientes diretamente ligados à produção das pizzas. Além desses custos, também possui as despesas, como o salários dos pizzaiolos, a conta de energia, gastos de delivery entre outras coisas necessárias, mas não diretamente ligadas à produção das pizzas.

Podem existir algumas interpretações que difiram um pouco na hora de alocar custos e despesas, alguns podem interpretar que o gás de cozinha é um custo e outros que é uma despesa, por exemplo. Por isso, busque a interpretação que faça mais sentido para o contexto do seu negócio.

O QUE É A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO?

Agora que já entendemos a diferença entre custos e despesas, podemos aprender o que é a Margem de Contribuição. Vejamos um exemplo na DRE do nosso aplicativo VITA:

Margem de Contribuição exemplo visual

Nessa imagem podemos observar circulado em vermelho a Receita Bruta, em amarelo a Margem Bruta e em azul a Margem de Contribuição.

Isso mesmo, Margem Bruta e Margem de Contribuição são coisas diferentes!

A Margem Bruta é o quanto sobrou da Receita Bruta após o pagamentos dos descontos de faturamento (comissões, taxas de cartão, etc) e os custos de produção. Ou seja, é o que sobrou para pagar o resto das despesas e ainda, com sorte, ter lucro.

Nesse sentido, a Margem de Contribuição é o quanto a Margem Bruta representa da Receita Bruta! Como assim? Ao analisarmos a DRE, podemos concluir que 8.936,52, quando dividido por 22.621,23 dará 0,3951, ou seja, 39,51%. Esse valor em porcentagem é a nossa Margem de Contribuição.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONHECER ESSE VALOR?

A Margem de Contribuição é importante para a simulação do Ponto de Equilíbrio do empreendimento.

O Ponto de Equilíbrio é o valor de Receita Bruta que precisa ser faturado para que não se tenha Lucro nem Prejuízo, ou seja, para ficar no 0x0.

E como encontramos esse valor?

abluble

Na imagem estão marcados as despesas e a margem de contribuição.

Para encontrar o Ponto de Equilíbrio precisamos fazer uma conta simples, pegar o valor das despesas e dividir pela margem de contribuição!

8.005,08/0,3425 = 23.372,5

Esse empreendimento precisa faturar R$ 23.372,5 de Receita Bruta para atingir o seu Ponto de Equilíbrio!

É importante frisar que todas as despesas abaixo da Margem Bruta devem ser incluídas nessa conta! Se existirem investimentos ou despesas financeiras, serão incluídas nesse cálculo, sendo somadas às despesas gerais. Além disso, essa conta é a mesma se você estiver tendo lucro ou prejuízo.

Essas despesas também precisam ser fixas para a conta funcionar. Por isso, como dissemos anteriormente, algumas metodologias diferem na hora de interpretar o que entrará em custos e o que entrará em despesas. Você deve escolher o que melhor se encaixa no contexto do seu negócio.

Aqui no Blog do VITA buscamos trazer conteúdo de qualidade que te ajude na administração do seu negócio! Caso tenha interesse em conhecer mais de nossos serviços, entre em contato conosco ou nos acompanhe nas redes sociais! Até o próximo artigo!

Publicado: Novembro 5, 2022

Autor: Fábio Torres

Lucratividade assinatura