Hoje vamos falar de dois importantes indicadores para qualquer negócio: A lucratividade e a rentabilidade.
Você vai finalmente parar de confundi-los e entender esses conceitos, além de aprender a utilizá-los na sua empresa!
Pode parecer que o termo lucratividade seja apenas o lucro da sua operação, mas ele é mais do que isso! É um indicador, em porcentagem, que indica o quanto o negócio ganhou em relação ao que recebeu.
Como assim? Encontramos a lucratividade ao relacionarmos o lucro líquido ao valor total das vendas, ou seja, à Receita Bruta.
O lucro líquido é o quanto sobrou, depois de pagos todos os custos e despesas do negócio.
Nesse sentido, suponhamos que você seja dono de uma lanchonete e o preço de custo do seu salgado é de 2 reais, você os vende a 5 reais.
Nesse cenário, seu lucro é de 3 reais por salgado, ao vender 1000 unidades, você fatura 5000 e lucra 3000, certo? Não exatamente, chamamos os 3000 reais de Margem Bruta, um indicador igualmente importante, mas que ainda não é o seu Lucro Líquido.
Continuando nosso raciocínio, se você vendeu 1000 salgados, faturou 5000, gastou 2000 na fabricação e mais 1500 para arcar com as despesas, como aluguel, salário, contas, seu Lucro Líquido real foi de 1500 reais, não 3000. Devemos sempre considerar os custos e as despesas.
Aí que entra o índice de lucratividade, vamos pegar os 5000 faturados e os 1500 de lucro líquido e encontrar o quanto o lucro representa do faturamento:
1500/5000 = 0,3
Agora multiplicamos por x100 para encontrarmos o valor em %, ou seja, 30% de lucratividade.
Agora que você entendeu o que é e como encontrar a lucratividade, vamos entender a rentabilidade.
A rentabilidade pode ser confundida com a lucratividade pelo fato de também ser um indicador em porcentagem que leva em conta o lucro líquido. No entanto, ao contrário do anterior, ela busca medir o retorno de um investimento.
Digamos que você investiu na compra de uma nova máquina, gastando 5000 reais. O aumento na produtividade, a partir dessa adição, resultou em um lucro maior, pois agora você consegue vender 1500 salgados ao invés de 1000.
Dessa forma, você está faturando 2500 reais a mais de receita! Mas e de lucro? Bom, nós já fizemos o cálculo ali em cima de 30%… será que é esse valor mesmo?
Agora que aumentamos em 500 o número de salgados, também aumentamos o custo da matéria prima, que aumenta de maneira proporcional. Supondo que nossas despesas continuam as mesmas (não considerando o valor do investimento na máquina), estamos lucrando um pouco mais de 30%.
Estamos faturando 5000 + 2500 = 7500 reais.
Descontamos 1500 de despesas (não mudou) e 3000 de custo (aumentou de maneira proporcional à quantidade de salgados)
Sobraram 3000 reais de Lucro Líquido
3000/7500 = 0,4 x 100 = 40% de lucratividade
Agora, para descobrir em quanto tempo o seu investimento será compensado, avaliamos e utilizamos a rentabilidade:
Considerando apenas a máquina nova, ela proporcionou de receita 2500 reais com 40% de lucratividade, ou seja, 1000 reais de lucro.
1000/5000 = 0,2 x 100 = 20%
Supondo que esse é o valor vendido de salgados por semana, a rentabilidade é de 20% no período de uma semana, dessa forma, serão necessárias 5 semanas para pagar o investimento total de 5000 e começar a ter um lucro adicional de 1000 reais por semana.
Com todas essas informações disponíveis, cabe aos gestores e tomadores de decisão do negócio avaliarem se essa rentabilidade vale a pena ou não.
Aí está a importância de saber analisar e calcular esses indicadores, eles auxiliam na tomada de decisão, auxiliando na resposta de diversas perguntas, inclusive a seguinte: vale a pena?
E aí, gostou desse conteúdo? Entendeu melhor como utilizar esses indicadores? Conta pra gente! O que mais você gostaria de ver no nosso Blog? Até o próximo artigo!
Publicado: Fevereiro 28, 2023
Autor: Fábio Torres
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