Demonstração do Fluxo de Caixa: por quê ela é importante?

Você conhece ou já ouviu falar da Demonstração do Fluxo de Caixa? No nosso post anterior falamos sobre a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e como ela pode te ajudar a entender melhor a sua operação. 

Hoje falaremos brevemente sobre algo parecido e igualmente importante: A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e o porquê desse relatório também ser necessário para a boa administração da sua empresa.

Vem comigo que te explico melhor!

O que é?

A DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa é um relatório que mostra a posição financeira da empresa em determinado período de tempo, obedecendo a um regime de caixa. Com essa ferramenta é possível conhecer as entradas e as saídas de dinheiro nos setores financeiros, como no caixa, em aplicações, nas contas bancárias da própria empresa e em investimentos.

Na DFC serão lançadas as datas reais de entrada e saída de dinheiro, diferente da DRE, que obedece a um regime de competência.

Qual a importância?

Você pode estar pensando, mas se eu já faço a DRE porque preciso fazer a DFC?

A DRE mostra o resultado global da sua operação, se ela está tendo lucro ou prejuízo, vendendo mais do que comprando, mas não leva em conta um fator fundamental nessa análise: a data de recebimento e de pagamento dos valores.

Nesse sentido, uma venda de 10.000 reais pode ser registrada em um mês na DRE, mas ela foi parcelada em 10 vezes de 1000, portanto, tal quantia em dinheiro não estará disponível por completo no caixa. Assim, a DFC mostra a saúde financeira da empresa.

Portanto, a Demonstração de Fluxo de Caixa é muito importante, já que permite ao gestor entender a capacidade financeira da empresa, além de conseguir fazer um planejamento adequado às necessidades de caixa momentâneas, podendo ajustar de forma coerente os prazos de recebimento e de pagamento, para que a empresa nunca fique sem dinheiro e possa funcionar adequadamente.

Gostou desse conteúdo? Fique ligado no Blog para mais posts como esse e para saber mais e ter uma consulta personalizada, entre em contato conosco!V

Publicado: Maio 16, 2022

Autor: Fábio Torres


Lucratividade assinatura